sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Flores nascem de garrafas de plástico

Flores nascem de garrafas de plástico! Margaridas, tulipas… um jardim de flores artificiais feito em casa mesmo. De cada garrafa pet, nasce uma espécie. A artesã, Hilda Maria Costa, dá a receita:

Primeiro, ela usa um solvente para tirar a cola deixada pelo rótulo da garrafa. Depois, corta: antes a parte de cima. Em seguida, faz um corte na lateral e separa a parte de baixo. Ela usa um molde para deixar o tamanho exato.

Como é uma tulipa, ela dobra as pétalas para cima. E para dar forma a flor, ela queima as laterais.

O furo é para prender a haste à flor. A pintura é com tinta PVA, própria para artesanato. Duas demãos. Depois de seca, passa verniz para impermeabilizar e dar brilho. A haste também é pintada e recebe um furinho. As duas partes são presas por um botão de metal, que, ao final também é pintado.

Com a mesma técnica, a artesã faz a folha. Prontas, as flores vão para jarros de barro e argila.

Hilda Maria nunca fez curso. Ela descobriu a arte com garrafas pet em revistas pela internet. Foi há três anos. De lá pra cá, ela não parou de produzir. Curso ela só precisou fazer depois para aprender a vender as peças. Hoje, o trabalho é uma fonte de renda.

Os jarros podem custar entre R$ 7 e R$ 22, dependendo do tamanho. Como é plástico, pode ser lavado. Nessa versão, em vez de poluir, o plástico pet vai dar beleza ao ambiente.

Fonte: TV Verdes Mares

0 comentários:

Postar um comentário

 
Subir