A educação maracanauense conquistou reconhecimento internacional. O aluno João Batista de Castro David Junior, do Liceu Estadual de Maracanaú, foi premiado na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel - Intel ISEF – uma das maiores do mundo, que aconteceu de 9 a 14 de maio, na Califórnia - Estados Unidos.
O projeto de João Batista, denominado “Análise de extratos vegetais com potencial inseto-larvicida: Caracterização química de biocontroladores utilizados em vetores de transmissão”, conquistou o terceiro lugar na categoria Medicina e Ciências da Saúde. A premiação foi de US$ 2.500, o equivalente a R$ 4,8 mil.
De acordo com João Batista, o projeto é objetivo e consiste em um método para reduzir os casos de dengue em comunidades de baixa renda, usando produtos de baixo custo e que não poluem o meio ambiente. A matéria-prima do inseticida natural consiste, basicamente, em folhas da planta nim e álcool etílico.
“Ser premiado na Intel ISEF, que a maior feira do mundo na área de medicina, foi uma sensação imensurável”, conta João Batista. Esse projeto, que vem sendo desenvolvido há dois anos, também tinha sido primeiro lugar em 2009 e 2010 na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace da USP, a maior do País.
CONQUISTAS – Os alunos do Liceu Estadual de Maracanaú, nos últimos anos, tornaram-se destaque nas Feiras de Ciências realizadas no Brasil e Exterior. Conforme a professora Graça França, que coordena esse trabalho no Liceu, os projetos já foram premiados em países como Estados Unidos, Chile, Polônia e Colômbia.
Contatos para entrevistas:
João Batista de Castro David Junior, aluno premiado na Feira Intel ISEF: 8693.0933
Professora Graça França, orientadora de Projetos do Liceu: 8739.6928
0 comentários:
Postar um comentário